«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

 «Os espaços de educação pré-escolar podem ser diversos mas o tipo o de equipamento, os materiais existentes e a forma como estão dispostos condicionam, em grande medida o que as crianças podem fazer e aprender.
(...)
Uma «reflexão sobre o espaço, materiais e a sua organização é condição indispensável para evitar espaços esteriotipados e padronizados que não são desafiadores para as crianças.»

Aproveitamos o dia de greve do pessoal não docente, e por esse facto não haver crianças na sala, para reformular o espaço.   Era uma necessidade já identificada: a criação de um cantinho da escrita pelo interesse das crianças mais velhas pela escrita e pelas letras, que também vai de encontro aos objectivos, à nossa intencionalidade educativa. Durante este 2º período definimos como prioridade as questões da emergência da leitura e da escrita, (para os mais crescidos) e do desenvolvimento da linguagem oral (compreensiva e expressiva) no caso dos mais pequeninos.

 O (novo) cantinho da escrita



 




E como hoje é dia da visita à Biblioteca da escola ( e esta não estava ocupada), depois de uma simulação de saída de emergência - vai haver esta semana um simulacro com bombeiros, policia e INEM! - lá fomos.
 Não houve hora do conto mas sim uma consulta livre aos livros.
Requisitamos livros para a sala: 
 Este foi um dos escolhidos e foi lido na sala, durante a tarde.
e assim foi o nosso dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário