«Os espaços de educação pré-escolar podem ser diversos mas o tipo o
de equipamento, os materiais existentes e a forma como estão dispostos
condicionam, em grande medida o que as crianças podem fazer e aprender.
(...)
Uma «reflexão sobre o espaço, materiais e a sua organização é condição indispensável para evitar espaços esteriotipados e padronizados que não são desafiadores para as crianças.»
(...)
Uma «reflexão sobre o espaço, materiais e a sua organização é condição indispensável para evitar espaços esteriotipados e padronizados que não são desafiadores para as crianças.»
Aproveitamos o dia de greve do pessoal não docente, e por esse facto não haver crianças na sala, para reformular o espaço. Era uma necessidade já identificada: a criação de um cantinho da escrita pelo interesse das crianças mais velhas pela escrita e pelas letras, que também vai de encontro aos objectivos, à nossa intencionalidade educativa. Durante este 2º período definimos como prioridade as questões da emergência da leitura e da escrita, (para os mais crescidos) e do desenvolvimento da linguagem oral (compreensiva e expressiva) no caso dos mais pequeninos.
O (novo) cantinho da escrita
E como hoje é dia da visita à Biblioteca da escola ( e esta não estava ocupada), depois de uma simulação de saída de emergência - vai haver esta semana um simulacro com bombeiros, policia e INEM! - lá fomos.
Não houve hora do conto mas sim uma consulta livre aos livros.
Requisitamos livros para a sala:
Este foi um dos escolhidos e foi lido na sala, durante a tarde.
e assim foi o nosso dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário